Publicado: 2018-9-13 por Psicóloga Juliana Gonçalves Oliveira Guedes
Um drama da Netflix chamado "13 Reasons Why" foi ligado a buscas na internet por suicídio, segundo uma nova pesquisa.
A série, que é popular entre os adolescentes, é sobre o sofrimento e eventual suicídio de uma adolescente.
A jornada da garota é vivida por seu amigo ouvindo uma série de diários em fitas cassete que ela deixou.
De qualquer forma, alguns criticaram o programa por apresentar uma versão idealizada do suicídio que os telespectadores podem copiar.
Agora, os pesquisadores analisaram dados de busca na internet nos EUA nos dias após o show ser exibido.
Eles encontraram um aumento significativo nas buscas por "como cometer suicídio" (aumento de 26%) e "como se matar" (aumento de 9%).
O professor Mark Dredze, um dos autores do estudo, disse:
"Em termos relativos, é difícil avaliar a magnitude do lançamento de "13 Reasons Why".
"De fato, houve entre 900.000 e 1.500.000 buscas relacionadas ao suicídio a mais do que o esperado durante os 19 dias seguintes ao lançamento da série."
Pesquisas anteriores sugerem que as buscas on-line por suicídio estão ligadas ao comportamento suicida real.
O Dr. John W. Ayers, co-autor do estudo, disse:
"Embora seja animador que o lançamento da série tenha coincidido com uma maior conscientização sobre suicídio e prevenção do suicídio, como aqueles que buscam a prevenção do suicídio, nossos resultados reforçam os piores temores dos críticos da série: o programa pode ter inspirado muitos a agirem. pensamentos suicidas, buscando informações sobre como cometer suicídio."
Jon-Patrick Allem, co-autor do estudo, disse:
"A Organização Mundial de Saúde desenvolveu diretrizes para os mediadores para evitar este problema. É fundamental que os criadores de mídia sigam essas diretrizes.
Por exemplo, essas diretrizes desestimulam o conteúdo que habita o ato de suicídio. "13 Reasons Why" dedicado 13 horas para uma vítima de suicídio, mesmo mostrando o suicídio como coisa terrível".
O Dr. Ayers concluiu:
"Estamos solicitando á Netflix que remova o programa e edite seu conteúdo para se alinhar aos padrões da Organização Mundial de Saúde antes do lançamento. Além disso, a planejada segunda temporada, e toda a mídia relacionada ao suicídio, pode passar por testes antes do lançamento em larga escala para evitar que conteúdos bem intencionados produzam resultados não intencionais ".
Referência: Internet Searches for Suicide Following the Release of 13 Reasons Why (Ayers et al., 2017)